BRASIL

 

Guilherme F. F. Reis
CP:529 / CEP: 13001-970
CAMPINAS BRASIL
TEL/FAX: (019)-251-8644
E-MAIL: [email protected]

Campinas, 8 de abril de 1999

Ilmo Sr.
DR RAIMUNDO REBUGLIO
MD PRESIDENTE DA SBA

 
Prezado RAIMUNDO

Em setembro do ano passado, a convite da FAAA, participei, por ocasião, do congresso argentino de anestesiologia, de uma mesa redonda sobre a situação da anestesia obstétrica em nível latinoamerícano.

Entre os vários assuntos ali abordados chamou a atenção dos participantes, o baixo número de analgesias executadas durante o trabalho de parto, principalmente em alguns países sulamericanos. O principal motivo alegado pelos anestesiologistas presentes foi que, tanto os convênios privados de saúde bem como os de previdência estatal não pagavam tal procedimiento, devendo a própria paciente arcar com estes gastos.

Este fato, de flagrante injustiça social foi unanimemente condenado por todos os participantes os quais solitaram uma posição bastante forte da CLASA no sentido de pressionar as entidades governamentais de saúde a corrrigir esta descabida situação.

Na qualidade de coordenador do Comitê de Obstetrícia da CLASA, consultei os demais membros do Comitê e concluímo que deveríamos aprovar na próxima Assembleia CLASA uma proposta que deixasse bem claro nossa posição a respeito deste assunto e que poderia ser utilizada como instrumento de pressão pelos países membros da CLASA junto aos órgãos competentes de seus respectivos países, a fim de alcançarmos nossos objetivos.

Asim, estou encaminhando esta proposta, solicitando que a mesma faça parte, em destaque, do relatório da SBA destinado a CLASA, para que a mesma seja agendada e discutida no plenário.

Proposta;

TODA GESTANTE TEM O DIREITO DE RECEBER ANALGESIA DURANTE O TRABALHO DE PARTO, DESDE QUE O MESMO SEJA CONDUZIDO POR MÉDICO E EM AMBIENTE HOSPITALAR.

 

Reiterando meus protestos de estimas envio-lhe minha cordiais caudações.

 

Atenciosamente

DR GUILHERME F F REIS
Coordenador do Comitê de Obstetrícia da CLASA

 

Informe de las Comisiones de la CLASA - Período 1997 - 1999