Relatório de atividades de Dr. M.A. Gouveia, membro do comitê de QUALIDADE EM ANESTESIA, da WFSA.

 
Desde 1996 tenho mantido atividades regulares nos seguites temas;

 

  1. Intubação traqueal: cosidero que "Não existe intubação dificil" e por isso não se justifica que um paciente venha a morrer por falta de ventilação. Ministrei três cursos de intubação traqueal na Universidade do Ceará (97, 98, 99), em Fortaleza, duas vêzes na Universidade do Rio Grande do Sul (98, 99) uma vez na Universidade Federal do Rio de Janeiro (98), e no 11th Symposium on Anesthesia and Intensive Care in Tiberias, Israel 1998. Quebra de dentes è um trauma intorável.

  2. Ministrei aulas e demostração de raquianestesia contínua no Congresso Brasileiro de Anestesiologia (Fortaleza-CE 98) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (99), na Jornada de Anestesiologia do Estado de Rio de Janeiro deste ano, e em vários Hospitais da cidade do Rio de Janeiro, Menor dose, melhor nivel, menor incidência de hipotensão, hipotensão menos intensa por menor bloqueio simpático.

  3. Fora ministredas várias aulas nos cursos de Especialização da SAERJ, numa tentativa de padronizar a raquianestesia com o objetivo de se melhorar a incidência de boa qualidade

  4. Várias palestras e demonstrações de bloqueio de plexo braquial com estimulador de nervos periféricos. Melhor abordagem, ausência de trauma neural, melhor incidência de bons resultados.

 
Para o resto do ano, ministrarei um curso de Anestesia Regional em Asunción (agosto), ministrarei um curso de Anestesia Regional e Intubação Traquel na Univesidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul (set), Participarei do Congresso da ESRA em Istambul (Turquia - setembro), Congresso da ASA (Dallas - Out). Congresso Brasileiro de Anestesiologia (Porto Alegre - Nov) e falarei na abertura da Congresso da World Academy of Medicine Salzburg (Austria - Dez 99) com o tema "Os limites da anestesia Local"

Em todas as apresentações é enfatisado a necessidade de se manter a anestesia como ato médico, não delegável a terceiros. Admitir anestesistas a não médicos é intolerável.

 

De:

guireis <[email protected]>

Para:

[email protected] <[email protected]>

CC:

ITAGYBA MARTINS CHAVES <[email protected]>

Data:

Quarta-feira, 16 de Junho de 1999 19:52

Assunto:

RELATÓRIO COMITÊ OBSTETRÍCIA DA CLASA

 

DR CARLOS EDUARDO NUNES
MD SECRETÁRIO GERAL DA SBA

 
Prezado Colega

 
Estou enviando meu relatório referente às atividades do Comitê de Obstetrícia da CLASA.

  1. Enviamos a SBA, para encaminhamento à próxima Assembléia da CLASA a correspondência em anexo.

  2. Comparecemos à reunião ampliada da Diretiva da CLASA, realizada em Sevilha.

  3. Vamos dar por encerrado o recebimento das respostas ao questionário sobre a situação da anestesia obstétrica em nivel latino americano. Rebemos um número expressivo de repostas e iremos iniciar o levantamento estatístico das repostas.

  4. Vamos fazer o possivel para que tenhamos a conclusão do trabalho até o final de julho próximo, para que o mesmo seja incluido na agenda da Assembléia mas caso não consigamos iremos apresentá-lo como documento em anexo

 

Atenciosamente.

Dr. Guilherme F. F. Reis – Coordenador do Comité.

 

Informe de las Comisiones de la CLASA - Período 1997 - 1999